Carteira Recomendada de Ações é uma forma simples do Investidor ingressar no Mercado de Ações sem a preocupação de estudar ou escolher por conta própria quais ações comprar.
A rigor, é uma forma do Investidor “terceirizar” a decisão de compra ou venda das ações.
Periodicamente as corretoras divulgam uma carteira; que é uma lista de ações de empresas que eles recomendam comprar.
Para cada uma das empresas recomendadas, geralmente é indicado um preço alvo e o peso que essa ação precisa ter na Carteira.
Por Exemplo:
Esta é a carteira recomendada da Nova Futura Investimentos para Agosto/21.
Supondo que você tenha R$ 100.000 para investir, a recomendação, baseando-se somente nessa carteira, seria distribuir esse valor da seguinte forma:
Junto com cada indicação você encontrará também a motivação que o Analista teve para sugerir a compra.
Por exemplo:
“Tendo em vista a expectativa de uma alta mais significativa na taxa de juros, mantivemos Itaú (ITUB4) e acrescentamos Porto Seguro (PSSA3), que tendem a se beneficiar da alta na taxa Selic. Ainda no setor financeiro, na expectativa de continuidade de alta no número de investidores no mercado de capitais e da safra de IPOs, mantivemos BTG Pactual (BPAC11)”
As Carteiras também podem ser subdivididas em Setores, por exemplo:
Construção Civil: composta por ações de empresas do seguimento de Construção Civil.
Metais e Mineração: composta por ações de empresas do seguimento de Metais e Mineração …
E assim por diante, como Alimentos e Bebidas, Agronegócio etc.
Podem também ser classificadas de acordo com características mais específicas como Dividendos;
que é composta por ações de empresas que tem por essência a distribuição arrojada de Dividendos.
Além dessas subdivisões, não raramente, junto com o relatório você encontrará também a performance da Carteira comparada ao IBOVESPA e outros benchmarks, mas é sempre bom lembrar que:
“Rentabilidade Passada não é Garantia de Rentabilidade Futura“
E aí, cabe a você Investidor, avaliar se faz sentido ou não comprar essa ação.
Isso de certa forma traz mais credibilidade, pois você pode ter uma ideia se o analista tem sido assertivo em suas análises, porém é sempre bom lembrar: o único responsável pela compra de determinada ação é você.
Caso a ação não venha a performar de acordo com a análise do Especialista da corretora, ele está completamente isento de qualquer responsabilidade.
Por isso a importância que você tenha muita cautela antes de seguir as orientações das corretoras através de Carteiras Recomendadas.
Carteiras Recomendadas de Ações, vale a pena?
Sabemos que o processo de escolha de qual ação comprar pode parecer delicado, pois estamos falando de renda variável e a possibilidade real de perder dinheiro.
Isso traz insegurança para muitos investidores de Renda Fixa que pretendem ingressar no Mercado de Renda Variável comprando ações.
As Carteiras Recomendadas estão aí justamente para tentar ‘aliviar’ um pouco o peso dessa decisão.
Então me diga, você prefere investir por conta própria, escolhendo empresas através das suas convicções ou seguindo conselhos dos analistas das corretoras?
Se a sua resposta for Investir por Conta Própria, através do Curso Bolsa Sem Segredo Essentials você aprenderá do Zero como escolher ações de Empresas com ótimos resultados.