Antes de explicar o que é uma Ação Preferencial e uma Ação Ordinária, precisamos entender que toda ação que é negociada na B3 tem uma sequência de 4 letras e um número.
As letras correspondem à companhia e os números, correspondem ao tipo de ação que está sendo negociada.
Os mais usuais são estes abaixo:
Nº 3 quer dizer que a ação é ordinária.
Petrobrás – PETR3
Nº 4 quer dizer que a ação é preferencial
Itaú – ITAU4
Nº 11 quer dizer que é UNIT ou um BDR.
Banco ABC Brasil – ABCB11 ou Agrenco – AGEN11
Na verdade os números podem variar até 13. Então, o que é uma Ação Preferencial e uma Ação Ordinária?
Ação é ordinária (ON)
Dá direito a voto nas AGEs.
Mas como assim?
AGE nada mais é do que Assembleia Geral Extraordinária.
De tempos em tempos as empresas convocam os acionistas para Assembleias a fim de definir quais serão os próximos passos da empresa.
Uma vez detentor de uma ação ordinária, você tem o direito de participar ativamente das decisões da companhia.
Além disso, tem o TAG ALONG.
TAG ALONG: quando uma empresa é vendida, os minoritários detentores de ações ordinárias têm o direito de receber por suas ações, no mínimo, 80% do valor pago aos acionistas controladores da empresa. Citei que é somente os detentores de Ações Ordinárias mas algumas empresas dão esse direito também a quem tem Ações Preferenciais.
E a ação preferencial? (PN)
Bom, esta te dá prioridade no recebimento de dividendos e juros sobre capital próprio, mas não te dá o direito de participar das Assembleias, apesar que isso pode variar de acordo com o Estatuto de cada empresa.
Outra característica, além da prioridade nos dividendos, é um dividendo mínimo 10% maior do que os acionistas ordinários.
Portanto, se o seu foco é investir em uma ação visando o recebimento de dividendos, é mais interessante comprar ações preferenciais. (Isso para mim é muito controverso, mas como estamos tratando de aspectos operacionais, deixo a explicação).
Geralmente, as ações preferenciais tem mais liquidez, o que é interessante para quem faz Day Trade, mas isso não é uma regra.
Outro ponto é que as empresas que optam entrar para o Novo Mercado (Nível de Governança), emitem somente ações Ordinárias.
Vale ressaltar que repeti inúmeras vezes a palavra depende, porque na real, tudo pode variar de acordo com o Estatuto da Companhia.
Essa diferenciação entre ON e PN só existe no Mercado Brasileiro, inclusive.
Então você pergunta, qual ação comprar? On ou PN?
On é acionista. PN, a rigor não é.
Reforçando alguns pontos:
Geralmente as preferenciais têm mais liquidez e as empresas que ingressam no Novo Mercado da B3 emitem somente ações ordinárias como, por exemplo, as Lojas Marisa – MARI3.