Análise Técnica é a Análise Gráfica. Ambas são a mesma coisa.
Observando gráficos das cotações de determinadas ações, os operadores detectam a hora certa para comprar e vender ações, determinam Stops e desenvolvem inúmeras estratégias. Segundo eles, “os Gráficos dizem tudo”.
Grafistas por si geralmente não observam dados fundamentalistas das empresas. Trabalham somente com os Gráficos, obervando intervalos de 10min,30min, 1hora e assim por diante.
Podemos destacar três tipos de Gráficos para a Análise Técnica:
Gráfico de Barras
No gráfico de barras cada “barrinha ” na vertical representa um dia/pregão. A ponta superior representa o valor máximo da cotação atingida daquele dia e a inferior representa o mínimo.
A abertura é representada pelo tracinho na horizontal do lado esquerdo e o fechamento é representando pelo outro tracinho do lado direito.
Gráfico de Linhas
Este gráfico é representado por pontos interligados correspondentes aos valores, geralmente demarcados pelos preços de fechamento.
Gráfico de Candlestick
Candle = vela
Cada “ vela” representa um pregão.
A cor representa se o pregão foi de alta ou de baixa. Nesse caso o candle verde representa um pregão de alta e o vermelho de baixa.
Esse corpo do candle mais largo representa o espaço entre a abertura e o fechamento no dia. O traço mais fininho representa à máxima e a mínima do dia
Existem vários livros que falam especificamente do Candlestick, pois observando os candles é possível detectar momentos para comprar ou vender ações. Fator fundamental de sucesso no Análise Técnica.