O que é TAG ALONG? Aprenda tudo sobre esse Mecanismo

TAG ALONG é um Mecanismo que, quando uma empresa é vendida, os minoritários detentores de ações ordinárias têm o direito de receber por suas ações, no mínimo, 80% do valor pago aos acionistas controladores da
empresa.

Citei que é somente os detentores de Ações Ordinárias mas algumas empresas dão esse direito também a quem tem Ações Preferenciais.

O caso AMBEV

A AmBev foi divisor de águas quando falamos de desse mecanismo.
A transação que levou à transferência do controle acionário da AmBev para a belga Interbrew, que ocorreu em março de 2004 e que levou à criação da InBev.

Foi um marco no mercado brasileiro, ressaltando a importância do tag along.

Como a legislação brasileira garante um tag along de 80% para os papéis ordinários, mas em geral não estende este direito às ações preferenciais, este foi o fator decisivo para os acionistas da cervejaria.

Considerando os dois pregões após o anúncio oficial da transação, as ações ordinárias da AmBev acumularam ganho de 10,35%, mesmo após a valorização acumulada de 36,6% nos cinco pregões anteriores, fruto dos rumores em relação à transação.

Já os papéis preferenciais caíram 17,98% em dois pregões, contra um ganho de apenas 7,4% nas cinco sessões anteriores.

Tal diferença de desempenho se deveu ao tag along. Como foi pago um prêmio pelo controle da empresa, que tinha direito ao tag along, ou seja, os possuidores de papéis ordinários, foram beneficiados. Já quem tinha posse de ações preferenciais, além de não ter direito ao benefício, foram prejudicados em função da incorporação da canadense Labatt na transação.

Esse é um dos motivos para reforçarmos que Acionista é ON e não PN.