DISCLAIMER: todas as explicações são orientações a fim de mitigar os riscos, sobretudo para pequenos investidores. Não há qualquer indicação de Compra de qualquer ação que seja.
Pois bem; quando a gente for falar das estratégias que muitos operadores utilizam, nos aprofundaremos no Day trade, Swing Trade, sobretudo nos conceitos.
Especificamente, nesse tópico, direciono para quem tem como premissa atuar como investidor, Buy and Hold, que ao pé da letra é Comprar uma ação de uma empresa boa ou com um bom potencial e esperar longos períodos.
SUA PRIMEIRA CARTEIRA DE AÇÕES SOB A ÓTICA DE INVESTIDOR EM 7 PASSOS
1) Você será sócio da empresa. Não se esqueça disso. Não faz sentido, por exemplo, você comprar uma ação da Vivo – Vivo4 e o seu celular for da Tim.
2) Para iniciantes, o interessante é montar uma carteira com pelo menos 80% de Blue Chips. Opte pelas Small Caps quando se os motivos estiverem muito bem fundamentados.
CONCEITOS RÁPIDOS
Blue Chips: são as ações de 1ª linha. Empresas que, além de serem de grande porte, apresentam elevada liquidez e volume de negócios. Não existe uma lista, mas podemos citar algumas como:
Banco do Brasil – BBAS3
Vale do Rio Doce – VALE5
Ambev – AMBV4
VIVO – VIVO4 e etc
Ah mas é garantia que são ótimas opções? Não, não é. Daí a importância de analisar muito bem uma empresa antes de investir. Não é porque é Blue chip que é lucrativa e não é porque é Small Cap que não é uma boa empresa.
Small caps: algumas apelidadas de micos, também conhecidas como ações de 2ª e 3ª linha. São ações de empresas de patrimônio líquido, liquidez e volume de negócios inferiores às ações Blue Chips, como por exemplo:
Besc – BSCT6
Estrela – ESTR4
Varig – VAGV4
Tec Toy – Toyb3
Chiarelli – CCHI3 e etc.
Obs.: Liquidez pode ser entendida como a rapidez que você consegue transformar um ativo em dinheiro vivo a um preço justo.
Por exemplo, o que tem mais liquidez, um terreno ou um carro popular?
Para você se desfazer de um terreno pode levar meses ou até anos.
Um carro popular, se você for a qualquer concessionária, certamente terá uma oferta.
Small Caps geralmente spread alto.
Spread, nesse caso, nada mais é do que a diferença entre o valor que estão vendendo uma ação e o valor que querem pagar.
O Spread de uma Blue Chips, a rigor é sempre bem justo.
Um exemplo de spread alto seria a cotação do Besc – BSCT6 em meados de outubro de 2007 em determinado dia:
Compra R$ 5,00 / Venda R$ 5,60
Um Spread altíssimo de 10,71 %.
VOLTANDO AOS PRÓXIMOS PASSOS
3) Observe a política de dividendos.
Teoricamente se paga dividendos, pelo menos tem algum lucro.
Esse tema é muito controverso, mas por enquanto ficamos por aqui.
4) A partir do momento que você “encarteirar” uma ação, trate de acompanhar como vão indo os negócios da empresa, afinal você se tornou sócio.
Cadastrar-se no site para receber as informações relevantes e analisar os resultados semestrais já é bom um começo.
Todas as informações são disponibilizadas no site da empresa na guia RI – Relações com Investidores.
Basta ‘dar um google’: Nome da empresa + RI que certamente terá êxito na busca pelo site com as informações.
5) Se você quer terceirizar as decisões de compra de ações, os bancos e corretoras disponibilizam o que chamamos de Carteira Recomendada. (Não Recomendo).
Você terá uma lista com as ações que os analistas supõem ter um bom potencial de crescimento ao longo prazo.
Essa informação vêm com o preço alvo. (preço da cotação que eles acreditam ser justo para aquela empresa).
Que fique bem claro que é apenas uma indicação. Se de repente você comprar e o preço da ação despencar por qualquer motivo que seja e você vender com prejuízo, o único responsável é você.
É por sua conta e risco sempre.
6) Opte por diversificar sua carteira.
Não compre ações de uma única empresa. Ao longo do tempo, quando começar a investir, é sugestivo comprar ações de empresas diferentes e seguimentos diversos. Isso mitiga os riscos.
7) Só compre ações que você esteja convicto que é um bom negócio e dê tempo, tenha paciência, para que a Empresa prove que você estava certo.