LCI – Letra de Crédito Imobiliário

Letras de Créditos Imobiliário – LCI são instrumentos de captação emitidos por Bancos Comerciais, Bancos Múltiplos com carteira de crédito imobiliário, Caixa Econômica Federal, sociedades de crédito Imobiliário, associações de poupança e empréstimo e companhias hipotecárias.

Elas têm de ser lastreadas por créditos imobiliários garantidos por hipoteca ou por alienação fiduciária.

As LCIs permitem a captação de recursos para financiar uma carteira de créditos imobiliários e é um Investimento que vem se popularizando bastante ao longo dos anos.

LASTRO

As Letras de Crédito Imobiliário são lastreadas em créditos imobiliários já concedidos pela instituição financeira, que servem também de garantia para o título.

Uma mesma letra poderá ser garantida por um ou mais créditos imobiliários.

A soma do principal das letras de crédito imobiliário emitidas pela instituição financeira não deverá exceder, em hipótese alguma, o valor total dos créditos imobiliários da instituição.

LIQUIDEZ

A LCI é nominativa e endossável (pode ser transferida para terceiros), podendo ser negociada livremente no Mercado Secundário.

RENTABILIDADE

O investidor de uma LCI tem o direito de receber o valor aplicado corrigido por um índice previamente definido e acrescido da taxa de juros estipulada.

PRAZO

O prazo mínimo de resgate de uma Letra de Crédito Imobiliário (LCI) é de:

  • 36 meses contados da data de sua emissão, quando atualizada mensalmente por índice de preços.
  • 12 meses contados de sua emissão, quando atualizada anualmente por índice de preços;
  • 60 dias contados de sua emissão nos demais casos.

TRIBUTAÇÃO

Para investidores Pessoa Física, não haverá incidência de Imposto de Renda sobre os rendimentos pagos pela Letra de Crédito Imobiliário.

Risco

As LCIs – Letras de Crédito Imobiliário são garantidas pelo FGC – Fundo Garantidor de Crédito (até R$ 250.000 por CPF). Ou seja, se você aplicar até R$ 250.000 em uma LCI e o Banco emissor ‘quebrar’, você terá o valor aplicado garantido.

Assim como nos CDBs.

Se você leu até aqui e pareceu um pouco técnico, não se preocupe. Quando você consultar as condições de aplicação em uma LCI (ela vai aparecer nas opções de Investimento em Renda Fixa), é realmente muito simples. As informações serão: valor mínimo aplicado, prazo de carência/vencimento e taxa (ou em percentual do CDI ou taxa pré-fixada.

Não se apegue a termos como “Lastro”, “Emissores”, “Classificações de Títulos” e etc.

Trata-se de um Título de renda fixa, com Lastro no Mercado Imobiliário, tem garantia pelo FGC e é isento de IR. Sua remuneração é em % do CDI ou taxa pré. Pronto, isso é mais do que necessário para que conheça mais uma opção de investimento.